sexta-feira, 4 de junho de 2010

Teatro na Escola



O teatro na escola exerce um papel fundamental na educação, pois permite ao aluno uma evolução significativa em vários níveis de aprendizagem. Ajuda-o a socializar, desenvolver a criatividade, a viver fantasia de crianças. Incentiva a leitura, melhora o vocabulário e o faz sentir um ATOR/ATRIZ , importante, famoso, visível, reconhecido.

Partindo dessa concepção que desenvolvo o projeto interdisciplinar ( Língua Portuguesa, Artes e História) “ ABRINDO AS CORTINAS” com os meus alunos do 6º ano da E.E. Dom Bosco.
A experiência tem sido muito boa. Percebo que os alunos estão mais envolvidos nos estudos, procuram resolver problemas nos grupos e estão mais criativos. Recetemente um aluno, que é um bom “ator “ ( uma das metas do projeto é dramatizar uma peça por bimestre), me disse que seria a última peça que ele estaria representando. Perguntei o porquê. Ele me disse que seu pai o disse que teatro era coisa de menina e portanto não o deixaria representar mais. Eu o disse que Antônio Fagundes, Thiago Lacerda e outros atores fazem teatro e não são meninas.
Percebi ali, naquele momento, a importância do trabalhar com teatro na escola, não só nas minhas aulas de Língua Portuguesa, a de Artes e a de História, mas em todas as disciplinas. é preciso popularizar a cultura...
As fotos que se segue são dos alunos do 6º ano B, representando cenas do filme La Strada, de Federico Fellini, trabalhado durante a preparação dos alunos para assistir os Concertos Didáticos da Orquestra do Estado de Mato Grosso na nossa Unidade Escolar.
Cena de Zampanò e Gelsomina no bar após uma apresentação

Cena onde Gelsomina é vendida por sua mãe a Zampanò




Zampanò e Gelsomina apresentando o número da corrente

3 comentários:

escondidinho disse...

parabens pelo blog professora

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oi professora esse teatro foi muito bom.
eu te adoro