domingo, 18 de outubro de 2009







BOM EXEMPLO ( notícia sobre uma de minhas aulas ,rsrsrsr fiquei orgulhosa!!!!!!)






EMEB “Salvelina Ferreira da Silva” transforma o jeito de aprender Língua Portuguesa
Agora, a informática é mais uma ferramenta de aprendizagem dos alunos. Além da melhoria nas notas, educadores observam melhoria no comportamento em sala de aula
Reporter: Paula PeresFonte: Secom/VG
Robson Silva/Secom-VG




Nem só de livros e de imensas cópias do quadro negro são feitas as aulas de Língua Portuguesa na EMEB “Salvelina Ferreira da Silva”. Desde que a unidade de ensino foi presenteada com um moderno laboratório de informática, há cerca de dois meses, as ferramentas digitais passaram a fazer parte do currículo dos estudantes. Além de auxiliar nas pesquisas e trabalhos, a tecnologia vem propiciando o aprendizado teórico e prático dos vários temas abordados no Português como, por exemplo, os gêneros textuais.

O que antes era apenas estudado para se obter uma boa nota na avaliação, agora é aprendido e se tornou sinônimo de muita alegria. “Para que os alunos assimilassem melhor o conteúdo visto em sala de aula sobre a linguagem jornalística, decidimos usar todo o equipamento disponível e produzir um telejornal”, conta a professora Érica Meireles o trabalho desenvolvido com a turma do 7º ano.

Em uma bancada improvisada e com muita criatividade, professora e alunos realizaram as filmagens durante o período de aulas. Para a captação das imagens, webcam e máquina fotográfica digital foram utilizadas. Os apresentadores do telejornal, vestidos a caráter, mostraram uma boa dicção e leitura dos textos produzidos por todos da sala de aula. Repórter ao vivo, informações sobre a previsão do tempo e a vinheta (música breve que marca a abertura ou encerramento e/ou passagem de programa de curta duração) não foram esquecidos.

“Para que os alunos tivessem uma noção da realidade, improvisamos dálias com os textos a serem falados por todos durante a gravação e realizamos um ensaio sobre o que seria feito. Todos eles (estudantes) colaboraram. Inclusive, o ‘menino do tempo’ era um aluno que não possuía bom comportamento em sala de aula. Com esse trabalho, conseguimos trazê-lo para junto de nós. Agora, participa ativamente das aulas”, comenta Érica.

Ela lembra ainda que, após a criação de um blog (http://erikasalencar.blogspot.com/2009/09/poemas-dos-meus-alunos.html) para a exposição dos trabalhos realizados pelas turmas das séries finais do ensino fundamental, os alunos sentiram-se mais motivados a produzir diversos textos. “O mais impressionante é que os meninos são os que mais escrevem poesias. O que antes era motivo de preconceito agora, com a internet, passa a ser algo comum e pretendido por todos”.

Ainda nesse espaço virtual, as pessoas podem acessar o primeiro jornal criado pelos estudantes. Fazendo uso dos programas de edição existentes nos computadores, professora e alunos montaram um boletim informativo. E, como não poderia deixar de ser, todo o conteúdo foi produzido pela garotada sob a supervisão de Érica. “Agora, trabalharemos a diferença entre a linguagem utilizada na internet e a norma culta”, finaliza a professora.



O diretor da escola, Vanílson Félix, lembra que após a implantação do laboratório, todas as disciplinas passaram a usar a internet como complemento às informações repassadas em classe. “Todos os professores estão empenhados em realizar atividades que usufruam desse recurso, afinal, sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Para termos uma educação que forme nossas crianças e jovens para o futuro, não podemos virar as costas à informática”.

A escola municipal de educação básica “Prof.ª Salvelina Ferreira da Silva” está localizada na Av. São Sebastião, s.n.º, bairro Maringá II (região do Cristo Rei). O telefone para contato é 3691-3030










Nenhum comentário: