quinta-feira, 17 de junho de 2010

AAAAAAAAAvU/mFEyMy50EoQ/s400
/lingua_portuguesa.jpg
Curso: Gêneros Memórias Literárias - módulo 3 - Comunidade Escrevendo o Futuro - Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010


Motivação


Neste terceiro e-mail, Josemar agradece a ajuda da amiga Maria Conceição, mas confessa que acha o gênero Memórias Literárias difícil para os alunos e pede mais esclarecimentos sobre a continuidade do trabalho.
Responder
Responder a Todos
Encaminhar
Apagar


Estimada Conceição
Li cuidadosamente suas orientações sobre as características do gênero Memórias Literárias. Elas permitiram que eu distinguisse esse gênero dos depoimentos de pessoas mais velhas, feitos com o objetivo de reconstituir a história de um lugar.
Como você sabe, essa prática de resgatar a história dos lugares por meio da memória oral tem sido adotada em muitos projetos de escola. É uma prática muito importante, porque contribui, e muito, para a constituição da identidade de uma comunidade, o que favorece os laços entre as pessoas e melhora sua qualidade de vida. Já fizemos isso mais de uma vez aqui em nossa cidade, com muito proveito para todos.
A proposta da Casa de Cultura onde desenvolvo meu projeto, porém, indica o desejo dos organizadores de ir além dos depoimentos. Fica claro que eles esperam que os alunos produzam textos mais literários, e que esses textos possam ser transformados em um livro que marcará o início dos trabalhos da Casa.
Diante disso, você pode ver como seus esclarecimentos e orientações de leitura são importantes. É isso mesmo! Os alunos precisam escrever textos de memória que vão além de um mero relato de fatos passados, escolher palavras adequadas, dar poesia e beleza ao que escrevem. E mais, não só podem, como devem, usar a imaginação e a ficção em seus textos. Compreender isso aumentou minhas esperanças de conseguir que eles escrevam os textos mais literários que os organizadores do projeto desejam.
Agora, prezada amiga, estou num outro momento de meu planejamento. Compreendi bem as características que distinguem memórias literárias de depoimentos, no nível dos conceitos. Confesso, no entanto, que ainda acho a escrita de memórias literárias difícil para os alunos. Preciso ver mais claramente, agora, como mostrar a eles o modo de aplicar o conhecimento das características do gênero nos textos que produzirem. É para isso que conto novamente com sua ajuda.
Como você vê, é difícil, para um novato na prática de usar os gêneros como instrumento, dominar, de imediato, todos os recursos que ela proporciona. Assim que dominar todos os recursos, prometo que farei como você, procurarei passá-los adiante.
Aguardo suas novas contribuições!
Forte abraço,
Josemar
fonte: http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option+com_cursos&mostra_modulo


Respondendo o email do professor Josemar (tarefa nº 1/módulo 3)
Boa noite professor Josimar,
Calma professor! Não fique tão angustiado. Fazer com que nossos alunos escrevam memórias literárias não é tão difícil assim. Essa garotada é muita esperta, e tem muita facilidade em "pegar o esquema da coisa".
Aí é que nós entramos no "pedaço". Bom, vou sugerir que você acesse o site http://escrevendo.cenpec.org.br, nesse site há um material de apoio das Olimpíadas da Língua Portuguesa disponível aos professores de Português, um Cd, Caderno e a coletânia de memórias literátias, imprima os textos e leve-os à sala de aula. Você pode trabalhar de várias formas, como por exemplo separar a turma em duplas, antes de distribuir os textos, escreva no quadro alguns dos títulos, peça aos alunos que comentem sobre esses títulos, o que esperam das histórias que serão lidas. Depois distribua as memórias literátias às duplas. Leve-os para fora da sala de aula (na quadra, no pátio, setem embaixo das árvores) se for possível e peça que eles leiam as memórias mais de uma vez, que as entendam, vivam as lembrança dos personagens. Após esse momento peça para que abram um círculo de conversa e cada dupla conte aos colegas as memórias lidas. Deixa-os à vontade para se expressarem.
Após as memórias contadas, peça aos alunos que escolham uma das lembranças contadas e faça uma sabatina com perguntas como: Se o narrador é personagem ou observador?; Qual é o tempo verbal predominante no texto?; Se o texto é todo narrativo ou há trechos descritivos? Se há, quais são?; Se há marca de tempo, lugar. Quais são? A linguagem é formal, não formal, há marcas de oralidade?; Se o texto é curto ou longo? Se o Texto está todo em discurso direto ou indireto? Ou discurso direto e indireto?;etc. Formule perguntas que eles percebam a forma composicional do gênero memórias literárias.
Outra atividade que pode ajudar na hora da produção do gênero é passar o vídeo da entrevista do ator Caiado, que está no site Escrevendo o Futuro. Esse vídeo mostra todo o processo para produzir o gênero memórias. Olha, meus alunos assistiram e pecebi que eles gostaram muito, fizeram até comentários como: " Tem que ser criativo, inventar alguns coisas no texto, né professora", " Ah! já sei como escrever memórias"; " Professora, então quer dizer que pode inventar um pouco nas lembranças das pesssoas?"...
Professor, espero que meus comentários ajude-o no seu outro momento de planejamento.

Um abraço.
Cursista Erika

Nenhum comentário: