sábado, 26 de junho de 2010

Pensando no papel do professor como mediador entre o conhecimento sobre um gênero textual


1) Pensando no papel do professor como mediador entre o conhecimento sobre um gênero textual e o aluno que aprende, marque as alternativas corretas.
a) Ao assumir o papel de mediador, o professor não pode esquecer seu papel de avaliador: é quando sabe o quanto seus alunos sabem que ele pode contribuir para levar o aluno a dominar novas aprendizagens.
b) A mediação do professor, no caso da aprendizagem da escrita, vai depender de quanto os alunos sabem. Se eles estiverem muito aquém do esperado, pouco adiantará sua intervenção.
c) Ao interagir com a classe, na elaboração do texto coletivo, o papel do professor deve ser o de negociador. Caso essa posição não seja assumida, corre-se o risco de ter, mais tarde, uma produção estereotipada de textos.

2) A proposta de elaboração de um texto coletivo supõe que tanto o professor como os colegas atuem na zona proximal do grupo ao longo da interação proporcionada pelo momento. O objetivo dessa atuação é:
a) Estabelecer, ao observar a turma, quais são os alunos que têm o dom da escrita, para que eles ajudem os demais. Dar a liderança do trabalho para esses alunos faz com que a turma aprenda mais e melhor.
b) Estabelecer negociações nas quais os alunos possam trocar conhecimentos. Afinal, o processo de escrita envolve muitas capacidades, e como as turmas são naturalmente heterogêneas, todos têm algo a ensinar e a aprender.
c) Estabelecer um espaço democrático de convivência, onde todos têm o controle da situação e o professor é apenas o orientador do trabalho, intervindo o mínimo possível na construção do texto coletivo.

3) Nesta questão, assinale F (Falso) ou V (Verdadeiro).
Questões V/F
a) Como o momento da produção coletiva é de interação entre todos, a organização da classe pode ficar em segundo plano. F
b) A organização da produção de um texto coletivo no gênero Memórias deve remeter os alunos à situação de comunicação própria desse gênero.V
c) Ao escrever um texto de Memórias Literárias, o aluno tem a liberdade de usar expressões da linguagem oral, já que se trata da transcrição de um depoimento.F

2) Nesta questão, assinale a correta:
a) Ao propor uma tarefa de reescrita, o professor não deve considerar os aspectos gramaticais, secundários para a constituição da autoria do aluno.
b) Ao propor uma tarefa de reescrita, o professor deve orientar o aluno para o aperfeiçoamento do texto, visando à compreensão do leitor.
c) As propostas de escrita coletiva devem ser feitas apenas uma vez, no final da seqüência didática. Se forem feitas mais de uma vez, a escrita do aluno tende a não ter marcas de autoria, a ser padronizada.

Fonte: http://escrevendo.cenpec.org.br/ecf//index.php?option=com_cursos&task=mostra_modulo_ 26/06/2010 10H49

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